Casa Umbanda Candomblé Localização Contato
         

 

 

Nascimento

 

Sincretismo

 

Festas

 

Agenda

 

Cantos

 

O sincretismo Religioso

 

Quando os africanos chegaram ao Brasil, na condição de povo dominado, ou escravizado, pelo regime português, encontraram aqui os jesuítas e foram obrigados a praticar o catolicismo. Como possuíam um culto próprio, o Candomblé, sincretizaram através das imagens dos santos da Igreja Católica os Orishás do Candomblé. Tal prática ficou tão intimamente ligada aos nossos costumes que nos dias de hoje quase não conseguimos separar uma coisa da outra, tão grande foi o período desse sincretismo, ou modo de dar continuidade aos cultos negros, tendo esse sincretismo religioso não só atingindo o Candomblé, como a própria Umbanda.

*Salientamos que embora haja o sincretismo na Umbando com os Orixas do Camdomblé, a grande diferença desta para o Camdomblé, é que os cantos na Umbando são em português, e o Camdomblé usa a lingua "YORUBA" para louvar os Orixás.

Assimilando as virtudes e características dos Santos Católicos aos próprios santos de seus cultos, assim ficou caracterizado:

  • Ogum          São Jorge*(Senhor da Gerra)

  • Oxossi        São Sebastião*(Senhor da Caça e da Fartura)

  • Obaluaê        São Roque (Senhor da Doença)

  • Omolu        São Lázaro (Senhor das Almas)

  • Oxum        Nossa Senhora da Conceição Aparecida (Senhora das Águas Doces)

  • Iemanjá    Nossa Senhora dos Navegantes*(Senhora das Águas do Mar)

  • Iansã        Santa Bárbara (Senhora dos Ventos)

  • Nanã       Santa Ana (Mãe de Todos)

  • Xangô        São Jerônimo (Senhor da Justiça)

  • Oxalá        Menino Jesus (Jesus Cristo)

* Dependendo da regionalização, Oxossi é considerado São Jorge e Ogum Santo Antonio, principalmente no Rio de Janeiro e Bahia. Iemanjá também é louvada como Nossa Senhora das Candeias, como citado anteriormente, dependendo da regionalização.

Aproveitando-se do espaço, segue abaixo uma lista com o sincretismo dos outros santos que compõe o Candomblé, não sendo estes cultuados dentro da Umbanda.

  • Oshumarê    São Bartolomeu (Não é cultuado na Umbanda)

  • Iroko            São Francisco (Não é cultuado na Umbanda)

  • Logun-Odé  Santo Expedito ou São Miguel Arcanjo (Não é cultuado na Umbanda)

  • Obá                Santa Joana D´Arc (Não é cultuado na Umbanda)

  • Ewá               Santa Luzia (Não é cultuado na Umbanda)

  • Oshalaguian   Menino Jesus (Não é cultuado na Umbanda)

  • Oshalufan       Jesus Cristo (Não é cultuado na Umbanda)

     Oxalá, Oshalaguian e Oshalufan, é representado pelas fases de vida de Jesus Cristo.

 

*Não está aqui no sincretismo o nome de ZAMBI, que na Umbanda é Deus, o criador de tudo, e Oxalá que é seu filho, vale lembrar também que embora haja Orixás não cultuados na Umbanda, os mesmos estão em outras linhas (Santa Joana D'Arc é uma linha de Iansã)

Voltar